quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Filme: Cinema Paradiso (Cinema Paradiso - 1988)


Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, no original) é um filme italiano de 1988, do gênero drama, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore.
Salvatore di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, Depois que terminava a missa (ele era coroinha).Começo olhando pelas cortinas do cinema, e o padre via primeiro os filmes para censurar as imagens que possuíam beijos e fazia companhia a Alfredo, o projecionista.[1] Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.
Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo. E no final o Novo Cinema Paradiso é demolido esta abandonado e a prefeitura ir construir um estacionamento. Voltando para Roma ele pega todas as fitas de videos e assiste em um cinema, e nessas fitas tem todas as imagens de Beijo que o Padre da cidade dele censurava.

Este filme fala simplesmente sobre a magia do cinema. Se é que isso é simples.
Um filme italiano, com ritmo diferente dos filmes americanos.
No começo do filme, achei chato. Não entendia porque este filme tinha tanta fama. Mas como sou teimosa, continuei assistindo... E vale a pena! Entendemos porque este é um filme tão recomendado.

Nenhum comentário: